Psicologia Canina

A maioria das pessoas costuma relacionar a psicologia com o estudo da mente. Os cães possuem um certo tipo de pensamento, porém não é possível que digam em palavras o que estão sentindo, ou o motivo que os leva a ter tal atitude, então, devemos compreender o comportamento do animal frente a determinado estímulo, ambientes e humanos.

Há evidências arqueológicas que sugerem que os cães começaram a ser domesticados por volta de 10.000 A.C. Mas foi a partir dos experimentos de Pavlov que o estudo do comportamento animal se intensificou. Pavlov recebeu o premio Nobel de Fisiologia por sua descoberta dos processos digestivos dos animais, porém, tornou-se notório na história com seus estudos sobre o papel do condicionamento na psicologia do comportamento.

Suas primeiras experiências foram com cães, e eram simples. Mostrava comida ao cão e em seguida alimentava-o. Posteriormente, tocava uma sineta e alimentava o cachorro. Com o tempo, o cão passou a salivar assim que ouvia o soar da sineta. A salivação era a resposta natural do sistema digestivo do animal, que Pavlov designou como reflexo não condicionado.

Por meio deste experimento Pavlov provou que os cães desenvolvem comportamentos como resposta a estímulos ambientes, sem que haja um estudo no plano mental do animal.

Muitos proprietários consideram que os cães possuem um processo de raciocínio como o dos humanos, já que convivem em nossa sociedade. E este tipo de comportamento acaba gerando muitos comportamentos nos cães que são considerados indesejados por seus donos.

Lembre-se que o animal reage de forma específica a cada estímulo que lhe é transmitido, portanto ele é o reflexo de seus donos e do ambiente em que convive.

Os cães não possuem consciência do que é ético e moral, e não entendem a língua dos humanos.
Alguns dos comportamentos dos cães são herdados geneticamente, porém, a maioria dos comportamentos é aprendida.

Há várias formas dos cães se comunicarem, como os diferentes tipos de latidos, a linguagem corporal e olfativa. O que se pode notar é que os proprietários possuem grande dificuldade de comunicação com seus cães, por isso, o comportamentalista animal é a pessoa indicada para avaliar o animal e ensinar aos donos a melhor forma de se obter uma comunicação assertiva com seu cão.

Método

Costumo dizer que o comportamento do cão é reflexo do comportamento do dono, portanto será imprescindíveis a colaboração e empenho dos donos durante o treinamento e por toda a vida deste. Não utilizo um único método. Levo em conta o tipo de problema, situação, local, etc. Mas temos como base a consciência da comunicação assertiva e o condicionamento operante. Em nosso método, haverá a interação entre cães e donos e um grande aprendizado para ambos.

Psicologia Canina SP 2022. Todos os direitos reservados | por DNA Comunicação